domingo, 17 de julho de 2011

Motocross Paulínia

Leitores e trilheiros,

Dá uma olhada na habilidade dos amigos Mario e Thiago (pelo menos a moto do Mário ficou inteira, ja a do Thiago, reparem na penúltima foto o curso da suspensão dianteira e traseira.... Jisuuuuis).

domingo, 10 de julho de 2011

Transformação XR 200 em CRF 230 - Parte 2

Fiquei um pouco enrolado para dedicar um tempo aqui no blog para postar a conclusão da transformação da minha XR em uma CRF 230 (ou parecida com ela). Mas agora, com esse tempinho de sobra, e motivado por alguns leitores anônimos do blog, vou dar essa continuidade.

O início dessa transformação se encontra nesse mesmo blog, nos artigos do mês de maio de 2011. Para que ainda não viu, confira antes de ver esse artigo.

Ainda falta alguns detalhes, mas o kit (a roupa) já foi instalado.
E é claro, quero aqui expressar meus agradecimentos ao amigo trilheiro Mario, que forneceu as ferramentas e sua grande ajuda na adaptação. Sem suas habilidades adquiridas geneticamente do seu progenitor e suas ferramentas, talvez meu kit não ficasse tão bem instalado.

Bem, veja abaixo os detalhes da instalação da roupa.

Em primeiro lugar, preparei o tanque. As aletas devem ser fixadas com os parafusos que já vem com o kit. Não tive problemas com isso. Porém é necessário que os parafusos sejam fixados corretamente. Se eles entrarem tortos pode ser que ele fure o tanque. Mas sem stress. Como disse, coisa simples de fazer.
Junto com o tanque também vem duas chapinhas que também devem ser fixadas nele. E com abraçadeiras plásticas, a ponta das aletas são fixadas nessas chapinhas.
O registro de combustível da XR possui rosca diferente da rosca do novo tanque. É necessário um registro novo.
Para fixar o tanque no quadro é necessário um suporte de fixação, composto por uma estrutura metálica, onde é fixado no tanque por dois parafusos, e um outro conjunto de fixação de adaptação para XR200, composto por parafusos, arruelas, bucha, espaçador e uma estrutura metálica. Esse conjunto de adaptação é que junta o conjunto de fixação do tanque com o quadro. Eu adquiri esses conjuntos na loja online da Gilli, a fabricante do tanque.
Com certeza isso pode ser feito com outros recursos, mas eu resolvi comprar isso.
Bem, na hora que fui fixar o tanque, uma estrutura do quadro onde é posicionado a buzina impediu isso. Como não uso buzina nas trilhas, peguei uma lixadeira e tirei essa estrutura. Posicionei o tanque sobre o quadro e fixei-o





Depois, encaixei o paralama traseiro no banco e posicionei os dois sobre o quadro, só pra ver como ia ficar. Notei que o banco, fica posicionado sobre o tanque, e por ele não ter a mesma curva que o banco original da XR, ou seja, ele é mais reto, o banco não fica apoiado no quadro, exceto a parte traseira dele. Isso faz com que o banco flexione e possa quebrar com o peso do piloto sobre ele. Além disso o banco vem com duas aletas metálicas para fixação na parte traseira, um aleta metálica para fixação no centro e um furo na parte da frente também para fixação. Porém apenas o furo da parte da frente bate certinho com um parafuso que tem no tanque. Notei também que o paralama traseiro possui encaixes para o quadro, porém a distâncias entre os dois tubos do quadro, na parte traseira onde vai apoiar o paralama é maior que a distância entre os encaixes do próprio paralama.

Então temos dois problemas. Vamos as soluções:
1) Problema do quadro e paralama traseiro. Possui 2 soluções: cortar o quadro ou entortá-lo. Tentei entortá-lo usando massarico para aquecê-lo, deixando mais flexível, e uma chave inglesa grande para entortá-lo. Percebi que quando aplicava força na chave inglesa, não somente a força era aplicada na parte que eu queria entortar mas também na parte de baixo de quadro. Fiquei com receio de trincar ou quebrar o quadro na parte de baixo.


Por isso resolvi cortar, com uma serra comum, a parte traseira do quadro, mas apenas a parte que não apoiava o paralama. Lixei para tirar as rebarbas.


Posicionei o banco e paralama traseiro encaixados sobre o quadro. Ficou perfeito. Paralama traseiro perfeitamente apoioado no quadro. Primeiro problema resolvido.

2) Problema do banco que não tem apoio e de sua fixação. Primeiramente comprei no site da Trilbos e Trilhas um suporte para fixação do banco. São duas estruturas metálicas para fixar na parte traseira (no paralama) e na parte central (onde tem a aleta na parte central do banco). Porém quando fui fixar essa estrutura metálica na parte central não consegui identificar como essa estrutura fixaria no quadro. Acabei então utilizando ela para fazer um dos apoios do banco, soldado-a no quadro. Além desse apoio é necessário no mínimo mais 1, ficando então dois apoios para o banco soldados no quadro.



Finalizando: para fixar o paralama traseiro, soldei uma chapa metálica no final do quadro. Fiz dois furos nessa chapa. Esses furos são usados para fixar a segunda estrutura metálica citada acima. Essa estrutura também é fixada no paralama traseiro. E o banco também é encaixado no paralama traseiro. Assim, com o tanque fixado, a parte da frente do banco é encaixada num pino sobre o tanque e parte traseira do banco é encaixada no paralama e fixada com dois parafusos também nas laterais do paralama nas duas chapinhas que tem no banco. Por fim, a estrutura metálica fixa o paralama no quadro. Tudo fixado.

Agora os number plates laterais: a furação do number plate quase bateu certinho com o furo original do quadro. Por isso, fiz o seguinte: soldei uma porca de cada lado do quadro para fixar o number plate. Cuidado quando for fixar a porca para não respingar solda no rosca dela. Para evitar esse problema rosqueie um parafuso na porça antes de soldá-la. Assim a rosca da porca ficou protegida. É só marcar o local certinho, e mandar solda nela.

E ai, veja como ficou a moto.

 


 


 


domingo, 3 de julho de 2011

Morro do Cajú

Pessoal,

Esse domingo rendeu. Chegamos cedo e andamos sem enroscar e sem quebrar. Fizemos praticamente todas as Trilhas do Vicentão, e no final, nos divertimos no Morro do Cajú. Ficamos lá por uns 40 minutos. Teve um momento que juntou em torno de 30 motos. Só sangue nos zóio... Tudo doido esses caras.
Num acredita??? Dá uma olha no vídeo e veja a danada da subida.
É isso ae. Até mais.