quinta-feira, 22 de março de 2012

Vantagens de uma moto 450cc

Pessoal,

Para quem tá pesquisando sobre moto 450cc de uma olhada na matéria que saiu em 11/03/12 no Auto Esporte da Globo.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Cerapió

História


Cartaz da 1ª Edição do Cerapió
Cartaz da 1ª Edição do Cerapió

Um Homem e o seu Sonho

Assim se pode definir o Piocerá\Cerapió, um evento nascido pela vontade de se fazer algo de diferente, mas que ao mesmo tempo fosse prazeroso e empolgante, em uma região com poucas oportunidades para a prática de esportes, mas repleta de paisagens que nos fazem parar para admirar as belezas desse Brasil tão desconhecido e conhecer um povo acolhedor, carinhoso, que tem na sua fé a razão para sobreviver em uma região do país lembrada por miséria, pobreza e seca.
Mais do que andar pelas entranhas do nordeste brasileiro, o Piocerá\Cerapió é também uma viagem ao interior de cada um de nós, testando nossos próprios limites, muito mais que os limites das máquinas, é um teste pessoal e indiscritivel, uma sensação vivida somente por aqueles que já participaram ao longo desses anos de muita poeira, terra e lama.
São mais de duas décadas de muita aventura, de muito trabalho, amor e dedicação a uma prova que acontece no nordeste brasileiro e que hoje é considerada pela imprensa especializada, por pilotos e equipes, como uma das maiores prova off road do Brasil!
Organização do 1º Cerapió
Organização do 1º Cerapió

1987: O início de Tudo

Tudo começou em Abril de 1987, num bate papo informal entre Ehrlich Cordão e Galdino Gabriel. O Enduro era para ser chamado de Enduro da Integração, na idéia de unir os pilotos dos dois estados pioneiros na prática de enduro de regularidade na região norte e nordeste do país. O papo amadureceu Ehrlich Cordão, cuidaria da parte de marketing e divulgação e Galdino Gabriel, da parte técnica da prova.
O primeiro levantamento aconteceu no feriado de 7 de Setembro de 1987 feito por Gabriel e Alfio, um italiano recém chegado a Fortaleza . A conferência da planilha foi realizada no feriado do dia de finados, por Ehrlich Cordão, Gabriel e Franz George.
Durante o levantamento, os três desbravadores das trilhas descobriram uma área de terra em litígio entre os estados do Ceará e Piauí e numa conversa com um caboclo da região prá saber onde os três estavam, o mesmo falou que lá era o Cerapió-Piocerá! Foi então que a prova passou a ser chamada de Cerapió – quando sai do Ceará para o Piauí e Piocerá – quando o roteiro é inverso.
O primeiro Cerapió, aconteceu nos dias 5, 6 e 7 de Dezembro de 1987 com a participação de 36 duplas já oriundos dos principais estados brasileiros e com a presença da Imprensa nacional especializada; “Revista Motosport e Duas Rodas”.
Largada em Fortaleza - Cerapió, 87
Largada em Fortaleza, Cerapió 87
Largada em Fortaleza - Cerapió, 87
Pilotos do Cerapió 87

Largada em Fortaleza, Cerapió 87

Naquela época participavam DT 180 Yamaha, XLX 250 Honda e as Agrales 27.5, computadores de bordo nem pensar! A navegação, era feita por máquinas de calcular adaptadas, tipo " RallyControl " e tabelas pregadas nos tanques das motos, que auxiliava o piloto.
No início, só haviam duas categorias: graduados e novatos, que participavam em duplas e a tolerância para zerar o PC era de 30 ( trinta segundos ), dá para acreditar?

1989: A Odisséia Continua

Na sua 2ª edição o Piocerá partiu de Teresina e chegou em Fortaleza depois de 3 dias de muitas trilhas e areia pelo interior do sertão nordestino.

Os 84 pilotos que participaram desta edição enfrentaram situações difíceis durante a prova, dando prova de valentia e coragem.

1990: Uma Mistura de Competição e Turismo

Realizado entre os dias 5 e 7 de Janeiro de 90 e com a participação de pilotos de dez estados brasileiros e dezenas de pessoas que acompanharam a caravana do enduro, os pilotos enfrentaram 72 horas de muita beleza, garra e emoção.

1991: Paris-Dakar do Sertão

Em sua quarta edição, o Piocerá tornou-se a Primeira Etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade.

Em sua segunda edição, o enduro Piocerá que ligou os estados do Piauí e Ceará, partindo de Teresina e chegando em Fortaleza contou com a participação de 108 enduristas de todo Brasil. A revista Veja publicou uma materia com o título “Começa o Paris-Dakar do Sertão”.

1992: Noite a Dentro

Em sua 5ª edição o Cerapió foi realizado entre os dias 09 e 12 de Janeiro, teve 1.100km de trilhas. Contou com a participação de 100 pilotos de 11 estados brasileiros.
Depois de um dia de descanso em Parnaíba (PI), a prova teve um fato novo, o último dia da competição foi disputado em percurso de trecho noturno, o que dificultou a trilha para os pilotos, já que nenhum piloto conhecia a trilha projetada pela direção, a largada aconteceu a meia noite de Parnaíba, passou pelo Parque Nacional de Sete Cidade e terminou no final do dia em Teresina.

1993: Atoleiro no Nordeste

Além de contar com 80 pilotos e 980 km de percurso, a edição de 93 que aconteceu entre os dias 14 e 17 de Janeiro, revelou uma grande surpresa. Na sua 6ª edição uma diversidade de terrenos e paisagens que nenhum piloto do sul imaginava ser possível de serem vistas nos estados do Piauí e Ceará. Areão, pedras e pasmem ate atoleiros, lama foram constantes nos 4 dias de prova.

1994: Campeonato Brasileiro de Enduro em uma única Prova!

A 7ª edição, valeu por 5 etapas do brasileiro de Enduro.
Pilotos do Ceará, Piauí, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais enfrentaram 1.435km de muita trilha, serras, areia, praia e sertão.

1995: Pelas Brenhas da Caatinga

A 8ª edição do Piocerá que aconteceu entre os dias 10 e 14 de janeiro e que contou com a participação de 13 estados brasileiros, foi uma prova exemplar cheia de mistérios e emoções, incluiu locais exuberantes marcados por trechos de estradas de terra, trilhas, subidas e descidas de serra, caatinga e dunas.

1996: Até CG 125 Honda, Participa do Cerapió

Assim que ficou reconhecido o maior Enduro-Rally do norte e nordeste do Brasil, fazendo uma analogia ao maior Rally do planeta.

Entre os dias 19 e 21 de Janeiro de 96, com mais de 100 pilotos inscritos e 1000 km de percurso o Cerapió coloca em destaque nacional os estados do Piauí e Ceará, reunindo pilotos de todo o Brasil.
Destaque nesta edição foi uma dupla do Ceará, os irmãos Marcelo e José Porto, enfrentaram os desafios do Cerapió em cima de duas Honda CG 125, e pasmem, desbancaram motos de trail preparadas para um enduro.

1997: Estréia dos Carros 4x4 no Evento

Com 1380 km, 129 pilotos e navegadores, a 10ª edição do Piocerá aconteceu entre os dias 23 e 26 de Janeiro de 97.

Alguns destaques da 10ª edição foram a estreia da categoria carros 4x4 na regularidade, deixando o Piocerá ainda mais completo e se consolidando definitivamente no cenario e calendario nacional dos eventos esportivos Off-Road, e apresentação da equipe Força e Ação, que animou todos os espectadores com suas manobras radicais pelas cidades por onde passou.

1998: Cerapião sai do Roteiro Tradicional

Sempre inovando dentro de uma prova que une emoção, adrenalina e velocidade, a edição de 98 contou com um tempero a mais. Geralmente disputado entre os estados que deram nome a esse prova Piauí e Ceará, na sua 11ª edição o estado do Maranhão foi adicionado ao roteiro do Cerapió.

E não foi somente isso de diferente que ocorreu nesta edição, com um percurso maior, foram feitas três provas dentro do mesmo evento. Rally, Enduro de Regularidade e Rally de Velocidade e Enduro FIM. Para sagrar-se campeão, os participantes tiveram que mostrar, raça e técnica em várias modalidades esportivas do off road. Assim nesta edição o Cerapião renova e cria o Triátlon do esporte Off Road.

1999: Mais um Desafio Conquistado

De 20 a 24 de Janeiro, foi disputada a 12ª edição do Rally Piocerá.
Foram 3 dias de competição e cerca de 1000km percorridos pelos mais de 200 inscritos que participaram de uma prova cheia de serras, trilhas fechadas e muita aventura feitas totalmente pelo sertão do Piauí e Ceará. Outra novidade foi a estreia da categoria “Expedição”, criada para os participantes sem a intenção de competir.

RALLY PIOCERÁ 2011, 24ª edição - Na Rota das Emoções

O Rally Piocerá 2011 teve inicio nos dias 23 e 24 de janeiro com vistoria médica e técnica e largada promocional na cidade de Teresina, no Jockey Clube do Piauí e contou com um grande número de espectadores das mais variadas classes sociais, todos fascinados com a estrutura do evento e das equipes participantes.
Promovendo seu lado social, o Rally Piocerá na sua 24ª edição , arrecadou mais de uma tonelada de alimentos que foram entregues ao o Lar da Esperança em Teresina, entidade que cuida de pessoas com HIV e juntamente com a Houston Bike também fez a doação de um quadricíclo para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), que ajudará na fiscalização e controle do Parque Nacional de Jericoacoara.
No dia 25, primeiro dia de prova os competidores largaram debaixo do mais novo ponto turístico da capital piauiense, a Ponte Estaiada e seguiram em roteiros diferente, a competição desde o começo já prometia muita emoção, desafios, adrenalina e com certeza muita lama e riachos cheios, pontes quebradas o que fez muitos pilotos chegarem tarde da noite e outros nem chegarem, na cidade de Barreirinhas - MA.
A prova de Bike teve o percurso até a cidade de União numa trilha que começou pelos canaviais da usina de álcool- CONVAP e seguiu margeando o rio Parnaíba, divisor natural entre os Estados do Piauí e Maranhão. O ponto que marcou o primeiro dia fora a travessia do rio de balsa entre as cidades de Miguel Alves e Duque Bacelar
Dia 26 de Janeiro, segundo dia de competições do rally Piocerá 2011 começou em Barreirinhas, município ao norte do Maranhão, que abriga o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e que está localizado há 272 km de São Luis. Uma dificuldade encontrada pelas equipes no segundo dia foram as trilhas de areia pesada e ainda com vários riachos cheios e mais o sol forte que causou um cansaço fadigante aos competidores. A passagem pelos pequenos lençóis maranhenses, a travessia das dunas foi o ponto alto do dia. As equipes de resgate médico tiveram muito trabalho, restabelecendo os participantes para que todos pudessem finalizar o percurso que aconteceu no Porto das Barcas em Parnaíba (PI). A equipe Força e Ação de São Paulo encantou a multidão que vibrou com as manobras radicais, além disso, aconteceu também um show de reggae com a banda parnaibana Cabeça Ativa; muita musica, muita gente bonita, a cidade estava em festa e os hotéis todos lotados com a passagem pelo terceiro ano consecutivo do Rally Piocerá.
A prova de bikes teve um roteiro pra lá de paradisíaco, a organização preparou um deslocamento de barco pelo Rio Preguiça desde Barreirinhas até a Praia do Caburé, um passeio de duas horas e meia descendo o rio rumo ao Oceano Atlântico. Uma viagem que ficou na história do rally. A partir do Caburé, esperaram a maré baixar e pedalaram até a cidade de Paulino Neves e depois até Tutóia, local de encerramento do 2º dia de competição para as bikes.
No dia 27 de janeiro o Rally Piocerá ferveu, a temperatura estava 35º na sombra e o sol iluminou a trilha entre os municípios de Parnaíba (PI) e Ubajara (CE). O destaque do terceiro foi a subida da Serra da Ibiapaba com seus 900 metros acima do nível do mar. Um outro local que ficou marcado principalmente para os participantes na modalidade motos foi a subida da Quatiguaba que fica entre as cidade de Viçosa e Tianguá , antes da subida tinha um rio com correnteza e liso onde muita gente escorregou e depois uma subida de pedras soltas e muitos batentes , que fez muita gente boa suar a camisa e perder preciosos pontos. Já as bikes pedalaram de Cocal, no Piauí até a cidade de Viçosa do Ceará, um percuso longo e muito cansativo. À noite, mais um briefing com todos os participantes da prova de regularidade no hotel Pousada das Neblinas em Ubajara com a presença da Secretária de Turismo do município que recebeu da organização um trofeú.
Dia, 28, último dia de prova. Largada aconteceu de manhã cedo de Ubajara com destino a Jijoca de Jericoacoara, o dia amanhecera nublado de tal forma que não se dava pra ver mais do que uns 50 metros a sua frente. Logo no início da manhã a organização um surpresa para as motos; A descida do Morcego com 10 quilometros e 64 cotovelos, curvas e batentes de ladeira abaixo, agora estavam descendo a serra da Ibiapaba ou Serra Grande como é conhecida popularmente. Os 4x4 e os quadriciclos fizeram um outro percurso mais tranquilo, porém muito técnico com muitos laços e balaios e onde era preciso toda atenção do mundo pra não se perder.
Já as Bikes, largaram da Serra da Meruoca em direção a Jijoca de Jericoacoara, um roteiro atravessando o sertão cearense, cortando estradinhas, vilas e povoados. muita Neste dia um chuva torrencial pegou todos de surpresa o que terminou aliviando o calor..
Após Viçosa do Ceará mais uma serra para as motos: “Boqueirão dos Almeidas”, daí em diante dois roteiros, sendo uma para os master, senior, executivo e over e outro para juniors, novatos, duplas, quadriciclos e carros 4x4 até se encontrarem novamente na cidade de Granja- CE. Essa subida deu uma dor de cabeça danada, fazendo com que muita gente desistisse de subi-la devido a forte chuva que caía e as pedras soltas e batentes existentes nos seus 1.800 metros de subida e 1,950 metros de descida de cascalho solto de vários cotovelos muitos cansativos.
A chegada em Jijoca de Jericoacoara foi uma das mais emocionantes que já aconteceu entre todas as edições, uma multidão estava presente e o prefeito pessoalmente entregou as medalhas de honra ao mérito a todos os participantes; a população estava eufórica e foi ao delírio com o show de manobras radicais da equipe Força e Ação. Após esse momento de festa e de confraternização , todos os competidorese equipes de apoio fizeram um deslocamento pela praia do Preá até Jericoacoara, ponto final da 24ª edição do Rally Piocerá.
No sábado dia 29 por volta das 18:30 horas começou a festa de premiação na Pousada Hipopothamus em Jericoacoara com a presença de autoridades municipais e do Secretário de Esportes do Estado do Ceará, Gony Arruda. Todos os campeões receberam trofeús especiais e mais uma bicicleta de modelo exclusivo criada e fabricada pela Houston Bike especialmente para o evento.
Mais uma vez o Rally em sua 24º edição foi um sucesso. O Piocerá reuniu uma caravana de mais de mil pessoas, onde estiveram presentes também 35 jornalistas de todo o país.

domingo, 4 de março de 2012

Trilhinha em Morungaba

Pessoal,

Trilhinha essa manhã em Morungaba foi bem bacana,. Caminho diferente para chegar nas pedras. Cris subiu o paredão de Pedra, pelo lado mais inclinado. Loco !!!
Falando em Cris, gostaria de agradece-lo pela pontualidade. 08h00 = 09h15. Legal.
Oleoduto fechado. E quem andar lá vai ter que pagar a conta do rombo da crise da Europa (tem uma placa lá dizendo essas coisas).
Fabricio, eu mesmo, cabaço de mais hoje. Três capotes. Um deles custou um jogo de raios novos da roda dianteira. Um outro fez eu sentir a pele fica mais macia: banho de lama. E o terceiro foi cabacice total. Sem comentários.
Bem, além de mim Rogerião também tomou uns rolas (tem algumas fotos).
Thiagão tem pensado em rebaiaxar sua moto, depois do vôo na rampa e a aterrissagem "precisa". hahaha.
















Gostei !!! Próxima quinzena tem mais.